top of page

Sesau inicia distribuição de preservativos masculinos texturizados

  • Foto do escritor: Portal Via Roraima
    Portal Via Roraima
  • 27 de ago.
  • 1 min de leitura

A Secretaria de Saúde de Roraima (Sesau), por meio da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), iniciou nesta semana a distribuição de preservativos masculinos texturizados na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).


A iniciativa tem como objetivo diversificar a oferta, estimular o uso contínuo e correto do preservativo e atender às diferentes preferências da população, mantendo a mesma eficácia de proteção já garantida pela camisinha tradicional.


Segundo a gerente do Núcleo de Controle de DST/Aids, Sumaia Dias, a novidade também busca reforçar as ações de prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).


“O novo modelo já está disponível no SUS de forma gratuita, e essa ação pretende reforçar a prevenção contra as ISTs. Ele visa principalmente estimular o uso contínuo e correto do preservativo, tornando-o mais atraente e atendendo às diferentes preferências da população”, destacou.


Até então, o SUS oferecia dois tipos de preservativos: o externo, feito de látex, e o interno, produzido em látex ou borracha nitrílica. Além disso, também estão disponíveis gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) gel lubrificante e o autoteste de HIV, que pode ser realizado em casa de forma simples, prática e segura.


“O autoteste é um teste de triagem para HIV, que a própria pessoa pode retirar na unidade de saúde e realizar em um espaço que considere confortável, sem a necessidade de auxílio. Essa é mais uma forma de garantir autonomia e privacidade no cuidado com a saúde”, explicou a gestora.

Comentários


bottom of page