UFRR afasta estudante de medicina após denúncias de racismo e LGBTfobia
- Portal Via Roraima
- há 3 dias
- 1 min de leitura
O estudante de medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Fábio Felipe dos Santos Nogueira, de 24 anos, foi afastado do curso após ser denunciado por comportamento racista, LGBTfóbico e misógino.


As denúncias foram encaminhadas à coordenação do curso de medicina por colegas de turma e pelo Centro Acadêmico de Medicina (Camed). A UFRR instaurou um processo administrativo disciplinar e designou uma comissão para apurar os fatos. O afastamento do estudante foi determinado no dia 22 de abril e é por tempo indeterminado, ou até a conclusão do processo investigativo. A universidade não informou previsão para o fim da apuração.
Segundo os denunciantes, Fábio teria feito falas discriminatórias, consideradas criminosas e de ódio, tanto durante as aulas quanto no convívio cotidiano com outros estudantes.
Além dos episódios presenciais, o estudante também usava o X (antigo Twitter) para fazer publicações ofensivas contra pessoas negras, LGBTQIA+, mulheres e religiões de matriz africana. De acordo com os relatos, ele também compartilhava imagens estereotipadas e depreciativas.
Em resposta às denúncias, estudantes da UFRR organizam um ato público nesta sexta-feira (23) contra o racismo, a homofobia, a misoginia e todas as formas de opressão. A concentração está marcada para as 8h30, no parlatório da universidade.
Veja abaixo nos prints publicações realizadas pelo aluno.


Comments