Inep divulga edital para pedido de isenção no Enem 2025: veja quem pode solicitar
- Henrique Nogueira

- 6 de abr.
- 2 min de leitura
Prazo para o pedido vai do dia 14 ao dia 25 de abril.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta segunda-feira (31) o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 referente ao pedido de isenção da taxa de inscrição. O prazo para solicitar o benefício começa no dia 14 de abril e segue até o dia 25 do mesmo mês.
Quem pode solicitar a isenção?
De acordo com o edital publicado no Diário Oficial da União, podem solicitar a isenção da taxa de inscrição:
Estudantes matriculados no terceiro ano do ensino médio em escolas públicas.
Candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escolas particulares e possuem renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.
Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com Número de Identificação Social (NIS) válido.
Como solicitar a isenção?
Os interessados devem acessar a Página do Participante (gov.br/inep), no site oficial do Enem, e preencher o formulário com os dados solicitados. Também será necessário anexar documentos que comprovem o direito ao benefício.
Além disso, o candidato que não pôde comparecer nos dois dias de prova do Enem 2024 precisa justificar a ausência para participar do Enem 2025 gratuitamente.
Cronograma completo
Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 14 a 25 de abril
Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 12 de maio
Período de recursos: 12 a 16 de maio
Resultado dos recursos: 22 de maio
O resultado definitivo da solicitação será divulgado em 12 de maio, e o resultado final dos recursos será publicado em 22 de maio.
É importante destacar que ter o pedido de isenção aceito não significa estar automaticamente inscrito no Enem 2025. Os candidatos ainda precisarão realizar a inscrição no exame dentro do prazo estabelecido pelo Inep. Mais informações podem ser obtidas no site oficial do Enem.
























Comentários