top of page

Filme roraimense estreia neste Sábado (14) no Teatro Municipal com Apoio da Lei Paulo Gustavo

  • Foto do escritor: Alan Jorge
    Alan Jorge
  • 13 de jun.
  • 2 min de leitura

Mais um marco no cinema Roraimense, o curta-metragem Entre as Nuvens, obra de suspense e ficção científica dirigida pelo cineasta roraimense Alex Pizano, terá sua primeira exibição pública, será exibido neste sábado, dia 20, no teatro municipal de Boa Vista, na sala teatro Escola. A entrada é gratuita.

A entrada é gratuita.
A entrada é gratuita.

A produção foi dirigida pela Biosphere Records Audiovisual, com os apoios da prefeitura de Boa Vista e da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC), e viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG).


A gravação foi feita ano passado, 2024, na comunidade indigena Campo Alegre, na zona rural da capital, com a participação da equipe vindo de boa vista e das próprias pessoas que vivem na comunidade, dando todo suporte ao elenco.


“Com muita alegria e a sensação de missão cumprida, finalizamos mais uma obra do gênero de ficção roraimense, que vem somar ao nosso cenário audiovisual local. Essa produção só foi possível graças à Lei Paulo Gustavo. Espero que o público aprecie esta nova obra, feita com muito empenho e amor ao cinema”, destacou o diretor Alex Pizano.

Sinopse e Inspiração


Ambientado no lavrado roraimense, Entre as Nuvens acompanha Davi e Marcus, dois amigos de infância que, durante uma simples brincadeira de bola, se deparam com um fenômeno estranho no céu. Movidos pela curiosidade, eles se envolvem em uma sequência de eventos que os conduz a um mistério ancestral, ligado às memórias e tradições de suas famílias.


A narrativa, que mistura suspense com ficção científica, vai além do gênero ao incorporar elementos culturais e territoriais das comunidades indígenas de Roraima, especialmente aquelas localizadas próximas à capital, Boa Vista. O diretor Alex Pizano imprime à obra uma identidade regional marcante, mesmo dialogando com influências do cinema internacional — como os filmes Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1978), de Steven Spielberg, e Não! Não Olhe! (2022), de Jordan Peele — resultando em uma experiência cinematográfica única, enraizada no imaginário amazônico.


Sobre Alex e suas obras Alex Pizano teve sua participação no filme em mostras e festivais dentro e fora do Brasil. Em sua trajetória, o cineasta dirigiu obras como Cavalgada dos Justos (2018), Palasito (2021) e Ventos de Verão (2022), premiadas em eventos nacionais e internacionais.


“A cada trabalho finalizado, logo após a estreia oficial em Boa Vista, as possibilidades de novas janelas de exibição são sempre consideradas. Precisamos acreditar no potencial e na riqueza de nossas obras. Esse é o impulso máximo”, ressaltou o cineasta.

Sobre a Produtora A Biosphere Records Audiovisual, fundada nos anos 1990 em Roraima, tem contribuído significativamente para a consolidação do cinema no estado. A produtora esteve presente na criação, produção e finalização de dezenas de obras de diferentes gêneros, fomentando o crescimento da sétima arte na região.


Avant-première de Entre as Nuvens


Data: Sábado, 14 de junho de 2025


Horário: 20h


Local: Teatro Municipal de Boa Vista – Sala Teatro Escola


Entrada: Gratuita

Comentários


bottom of page