top of page

Vendas para o Dia das Mães devem movimentar R$ 30,2 milhões em Roraima, aponta CNC

  • Foto do escritor: Portal Via Roraima
    Portal Via Roraima
  • 6 de mai.
  • 2 min de leitura

Mesmo sendo a segunda data comemorativa mais importante para o comércio brasileiro, o Dia das Mães de 2025 em Roraima deve registrar um crescimento tímido nas vendas. De acordo com levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a movimentação esperada é de R$ 30,2 milhões — apenas 0,6% a mais do que em 2024.


Para o economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima (Fecomércio/RR), Fábio Martinez, o aumento modesto reflete um cenário econômico ainda desafiador. “Apesar do avanço, o número é considerado tímido para a segunda data mais importante do varejo e pode ser explicado pelo encarecimento do crédito”, afirma.


Entre os segmentos mais procurados pelos consumidores, o setor de vestuário, calçados e acessórios deve liderar novamente, com expectativa de concentrar quase 40% das compras. Em seguida aparecem os setores de farmácias, perfumarias e cosméticos (21%) e o de utilidades domésticas e eletroeletrônicos (13%).


No entanto, Fábio Martinez destaca que justamente esses segmentos mais dependentes do crédito devem enfrentar retrações nas vendas, com quedas estimadas de 2,9%, 4,4% e 6%, respectivamente. “O consumidor está mais seletivo e priorizando gastos essenciais”, avalia.


A taxa média de juros para pessoas físicas, atualmente em 56,3% ao ano — o maior patamar desde agosto de 2023, segundo o Banco Central — é um dos principais fatores que limitam o apetite por compras parceladas.


Apesar do cenário desafiador, o setor varejista tem buscado alternativas para manter o fôlego das vendas. “O varejo teve de se adaptar com rapidez e criatividade, investindo em promoções, itens de maior giro e mais alternativas de pagamento. Isso comprova o nível de comprometimento dos empresários com a retomada sustentável do consumo no País”, ressalta o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.

Comentários


bottom of page