top of page

Samir Xaud é eleito novo presidente da CBF e promete renovação e transparência na gestão

  • Foto do escritor: Portal Via Roraima
    Portal Via Roraima
  • 25 de mai.
  • 2 min de leitura

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) elegeu neste domingo (25) seu novo presidente: Samir Xaud. Ele assume o comando da entidade máxima do futebol nacional após o afastamento de Ednaldo Rodrigues, decidido pela Justiça do Rio de Janeiro na última quinta-feira (15). Rodrigues é investigado por suposta fraude no acordo que o manteve à frente da CBF.


Samir Xaud é eleito novo presidente da CBF.
Samir Xaud é eleito novo presidente da CBF.

A eleição foi marcada por um processo praticamente protocolar. A chapa “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”, encabeçada por Xaud, teve o apoio formal de 25 federações estaduais e dez clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Com isso, inviabilizou-se a formação de outra candidatura, já que o estatuto da entidade exige o apoio de no mínimo oito federações para registrar uma chapa concorrente.


Entre os clubes que declararam apoio à candidatura de Xaud estão Vasco, Botafogo, Palmeiras, Grêmio, Remo, Paysandu, Amazonas, CRB, Volta Redonda e Criciúma.


Em seu discurso de posse, Samir Xaud destacou a importância da união e da modernização da entidade.


“Hoje iniciamos uma nova fase na Confederação Brasileira de Futebol. Nossa gestão, e faço questão de usar o plural, será marcada pela renovação das ideias e pela agregação de todos aqueles dispostos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento pleno do nosso esporte”, afirmou.


O novo presidente também enfatizou que sua chegada ao cargo foi fruto de um esforço coletivo.


“Não cheguei até aqui sozinho. Faço parte de um grupo que se uniu com um único propósito: construir uma nova CBF, moderna, participativa e comprometida com o desenvolvimento da indústria do futebol”, declarou.


Com a vitória, Samir Xaud inicia seu mandato de forma imediata e permanecerá no cargo até 2029. Ele assume com o desafio de resgatar a credibilidade da CBF e conduzir uma gestão mais transparente e inclusiva, conforme prometido durante a campanha.

Comentários


bottom of page