top of page

PRF: Roraima recebeu 50 novos policiais

  • Foto do escritor: Portal Via Roraima
    Portal Via Roraima
  • 30 de jun.
  • 2 min de leitura

Cinquenta novos policiais rodoviários federais chegaram ao estado após a conclusão do Curso de Formação Policial (CFP), encerrado no último dia 23 de junho. A nomeação dos agentes foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 24.

ree

A lotação dos novos servidores integra o Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas), lançado pelo Governo Federal em 2023, com o objetivo de ampliar a presença do Estado nos nove estados da Amazônia Legal. O plano prevê o fortalecimento das ações de combate aos crimes ambientais e transfronteiriços por meio da atuação conjunta de forças federais e estaduais.


Em Roraima, os novos agentes passarão por um processo de ambientação supervisionada, conduzido por equipes experientes da PRF. O objetivo é promover uma adaptação progressiva, humanizada e eficaz, alinhando a formação teórica à prática operacional da região.


O reforço no efetivo permitirá intensificar ações de segurança viária, fiscalização ambiental, combate ao crime organizado e repressão à criminalidade urbana. Os policiais foram distribuídos entre a Sede da Superintendência, em Boa Vista, a Delegacia 01, que concentra grupos especializados como o Núcleo de Operações Especiais (NOE), o Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) e o Grupo de Motociclistas Policiais (GMP) e também nas Unidades Operacionais (UOPs) existentes e futuras.


Duas novas UOPs estão em fase de construção: uma em Rorainópolis, no sul do estado, e outra na BR-174 Norte, próxima ao Rio Uraricoera, sentido Pacaraima. Ambas estão localizadas em pontos estratégicos e visam ampliar a capacidade de resposta da PRF frente aos desafios logísticos e de segurança da região.


A UOP de Rorainópolis atenderá uma vasta área que inclui as vilas Nova Colina e Jundiá, a Reserva Indígena Waimiri-Atroari e municípios como São Luiz do Anauá, São João da Baliza e Caroebe. Já a unidade no norte do estado fortalecerá o enfrentamento aos crimes ambientais e transfronteiriços na principal via de ligação entre o Brasil e a Venezuela.

Comentários


bottom of page