top of page

Operação Omawe: Apreende 620kg de Cassiterita no bairro Cidade Satélite

  • Foto do escritor: Alan Jorge
    Alan Jorge
  • 24 de jun.
  • 1 min de leitura

620 kg de Cassiterita, material extraído da Terra Indigena Yanomami, foi apreendido em uma operação comandada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Força Nacional em conjunto Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A ação ocorreu nesta segunda-feira (23), no bairro Cidade Satélite, após denúncia anônima.

ree

Ao chegarem no local encontraram a cassiterita espalhada pelo chão do quintal da residência, em processo de preparação para comercialização clandestina, na casa havia dois homens que tentaram fugir, felizmente foram detidos pela Força Nacional.


Além da cassiterita foram apreendidos também caminhonete, GPS e balança digital. Os dois homens foram questionados e confessaram o crime, segundo eles o material foi extraído da região do Rio Uraricoera, área pertencente ao território Yanomami, vale ressaltar que extrair minerais em terra indigena é proibida em lei pela Constituição Federal e configura como crime ambiental.


Os dois foram autuados pelo Ibama, no valor de R$20.500,00 e determinou a apreensão do minério.


A ação integra a operação de desintrusão de garimpeiros das Terras Indígenas em Roraima, coordenada pela Casa de Governo com apoio do Ministério da Justiça. A exploração ilegal de cassiterita representa sérios riscos à saúde dos povos originários e ao meio ambiente, provocando contaminação de rios com mercúrio, desmatamento, proliferação de doenças e violência nas comunidades afetadas.

Comentários


bottom of page