MEC muda regra e libera uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
- Jefersson Gomes

- 24 de out.
- 1 min de leitura
Atualizado: 24 de out.
Os candidatos ao Sisu 2026 poderão usar a melhor nota obtida nas três últimas edições do Enem (2023, 2024 ou 2025) para concorrer a vagas em universidades públicas. A medida, anunciada pelo Ministério da Educação (MEC), amplia as chances dos estudantes e torna o processo seletivo mais flexível.
Segundo o Edital nº 22/2025, publicado na segunda-feira (20), o sistema usará a melhor média ponderada entre as três provas, conforme o curso escolhido, desde que o participante não tenha sido treineiro.
A novidade é uma das principais mudanças do próximo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e integra as ações do MEC para aprimorar o Acesso Único ao ensino superior.
Adesão das instituições
O edital também define o período de adesão das instituições públicas e gratuitas, que será de 27 de outubro a 28 de novembro, exclusivamente pelo Sisu Gestão. As universidades que participarem devem oferecer no mínimo duas vagas por curso e turno, sendo garantida uma vaga de ampla concorrência, independentemente do total de vagas ou políticas afirmativas adotadas.
Durante o período de adesão, as instituições poderão reabrir e alterar os termos já assinados no sistema, sendo consideradas válidas as informações mais recentes. A íntegra do edital está disponível na página do Sisu no Portal de Acesso Único do MEC.





















Comentários