top of page

Eita Junino é campeã nacional e leva título de melhor quadrilha do Brasil 2025

  • Foto do escritor: Portal Via Roraima
    Portal Via Roraima
  • 14 de jul.
  • 2 min de leitura

Roraima conquistou um lugar de destaque no cenário cultural brasileiro neste fim de semana. A quadrilha Eita Junino venceu o concurso nacional de quadrilhas juninas, realizado pela Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas (Confebraq), e garantiu o título de melhor do Brasil em 2025. A disputa aconteceu nos dias 12 e 13 de julho, em Canaã dos Carajás, no Pará, reunindo 18 grupos de diferentes estados.

Eita Junino foi a quadrilha campeã do Boa Vista 2025.
Eita Junino foi a quadrilha campeã do Boa Vista 2025.

Com o espetáculo “A Arte de Quem Vive a Fé”, a Eita Junino emocionou o público e os jurados na noite de domingo (13). A apresentação homenageou artistas e artesãos que se dedicam à confecção de artigos religiosos, destacando a conexão entre fé, arte e cultura popular. A proposta artística encantou pela sensibilidade e pela valorização das tradições que resistem através da religiosidade e da expressão popular.


“De muitos anos para cá, a gente não tinha um concurso nacional tão forte como foi este ano, tão disputado. Principalmente, pelo fato de que tinham várias quadrilhas que são referência nacional no movimento junino. Acredito que o sabor da vitória foi muito melhor, principalmente por conta disso. Estamos muito felizes”, celebrou Eli Cruz, diretor da quadrilha.


A vitória da Eita Junino é resultado de um percurso construído com dedicação. O grupo foi o campeão do Boa Vista Junina 2025, o que garantiu a vaga na etapa nacional. Para viabilizar a participação em Canaã dos Carajás, a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), custeou as passagens da equipe.


“Gostaria de agradecer o apoio da prefeitura, não só em relação à viagem, mas desde o início, quando começa a ser planejado o Boa Vista Junina. Porque eu acredito, de verdade, que o prefeito faz o Boa Vista Junina pensando nas quadrilhas. Essa valorização é muito boa para a gente. São poucos estados que têm isso. Conseguimos trazer a quadrilha completa, a mesma quantidade de casais que tinha no Boa Vista Junina e a equipe de apoio. É muito importante esse apoio”, destacou Cruz.


Para o presidente da Fetec, Dyego Monnzaho, o reconhecimento da Eita Junino em nível nacional é reflexo de uma política pública de valorização da cultura local. “A vitória da Eita Junino mostra, de maneira concreta, que o investimento em cultura retorna para a cidade de muitas maneiras, dentre elas, ter uma quadrilha de Boa Vista campeã de uma importante competição nacional, divulgando o trabalho tanto da cultura quanto do turismo da nossa cidade”, afirmou.

Comentários


bottom of page